Notícia

2021-12-12 15:13:00.0

A empresa contribui para o desenvolvimento de uma cadeia de valor local para posicionar a Espanha como uma referência tecnológica e industrial europeia no setor

Os primeiros 5 tanques de armazenamento de hidrogênio verde chegam a Puertollano

  • Estes tanques fabricados nas Astúrias foram construidos especificamente para esta fábrica, com uma espessura especial para suportar a pressão de cerca de 60 bares e armazenar 2.700 quilos de H2. 
     
  • Cada tanque tem um volume de 133 m3, dimensões de 23 metros de altura, e 2,8 metros de diâmetro e pesa 77 toneladas vazio.
     
  • Para sua montagem serão utilizados dois guindastes, sendo um deles principal com capacidade de 600 toneladas e outro auxiliar. 

Teve inicio o transporte e fornecimento de 5 dos 11 tanques de armazenamento de hidrogênio renovável da maior usina da Europa para a produção deste gás pela eletrólise da água que a Iberdrola está construindo em Puertollano.

O armazenamento do hidrogênio verde é essencial para garantir a estabilidade de abastecimento exigida pela indústria e para realizar um uso eficiente da produção de energia renovável. Estes tanques fabricados nas Astúrias permitem o armazenamento de 2.700 kg de H2 verde a 60 bares.

Cada tanque tem um volume de 133 m3, dimensões de 23 metros de altura e 2,8 metros de diâmetro. Cada tanque vazio pesa 77 toneladas e dois guindastes serão utilizados para sua montagem, sendo um guindaste principal com capacidade de 600 toneladas e outro auxiliar de menor dimensão. Os tanques são feitos de um aço especial para conter hidrogênio por conta do pequeno tamanho desta partícula e a espessura da chapa metálica é de 47mm.

Os tanques começarão a chegar nessa segunda-feira, dia 13 de dezembro, em Puertollano, seu destino final. A manobra para que os tanques entrem no local será feita em sentido inverso para poder cumprir com os raios de giro exigidos pela presença da usina existente da Fertiberia e da usina de hidrogênio verde construída pela Iberdrola.

Desenvolvimento de cadeias industriais inovadoras e de alto valor agregado

O hidrogênio verde tem um potencial muito alto como vetor energético para a eletrificação dos processos industriais e o transporte pesado, principalmente. Também foi identificado como uma solução essencial para a descarbonização da economia e para o desenvolvimento de cadeias industriais inovadoras com alto valor agregado na Espanha e na União Europeia.

A Iberdrola desenvolveu um projeto para a construção de mais de 800 MW de eletrólise para produzir hidrogênio verde e mais tarde amônia verde e fertilizantes em quatro fases, em Puertollano (Ciudad Real) e Palos de la Frontera (Huelva), até 2027.

A iniciativa representa um investimento de 1,8 bilhões de euros que poderá tornar a Espanha um líder industrial no setor do hidrogênio verde e o primeiro país com 100% de produção de amônia para fertilizantes completamente verde.

53 propuestas de hidrógeno verde en España

A Iberdrola apresentou 53 projetos relacionados ao hidrogênio verde ao programa Next Generation EU, o que promoveria investimentos de 2.500 milhões de euros para atingir uma produção anual de 60.000 TN. A capacidade de produção de hidrogênio verde seria equivalente a 20% da meta nacional (capacidade instalada de 4GW em 2030) e garantiria que cerca de 25% do hidrogênio atualmente consumido na Espanha não geraria emissões de CO2. Espera-se que este e outros projetos de hidrogênio da Iberdrola impulsionem o crescimento econômico e o emprego, contribuindo para a criação de aproximadamente 4.000 empregos qualificados em 500 fornecedores locais.

Acesso a informação legal